segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vítor Pereira renova com FCP


Queria dar os parabéns ao Vítor Pereira pelo título do FCP. A qual Vítor Pereira? Pode ser aos dois, mas referia-me especificamente ao treinador do Porto, que ontem festejou o título e disse no final estar agora a pensar no jogo com o Rio Ave. Apesar de ser benfiquista, tenho que reconhecer o enorme trabalho do treinador do Porto e preconizar que ele lá continue por muitos anos. O seu trabalho foi notável ao conseguir transformar uma equipa que não ganhou nada no ano anterior, numa equipa ganhadora.
A aposta em Maicon a lateral direito durante meia época foi brilhante. A insistência inicial em Kleber foi decisiva e a contratação de Janko fez a diferença. O Porto dominou a época e ninguém pode hoje duvidar da forma como chegou ao título. Ainda poderíamos colocar em causa o triunfo na Liga caso o FCP tivesse feito uma época fraca a nível internacional. Mas os portistas sempre sustentaram ser a melhor equipa nacional, sem favores das arbitragens, nos seus resultados internacionais. Pois, desta vez, foi igual.
O Porto não apenas ganhou em Portugal como foi um campeão na Liga dos Campeões, onde, mesmo num grupo fraco, mostrou todo o seu valor. Também na Liga Europa (que eu nem sei como o Porto foi lá parar) o Porto foi brilhante, ao eliminar e humilhar com goleada um grande rival inglês. Por cá, além do Campeonato, o Porto limpou tudo. Estou certo que ganhará a Taça de Portugal, onde ultrapassou de forma brilhante a “aflita” Académica com uma goleada e na Taça da Liga deu uma lição ao Benfica.
Não tenhamos dúvidas, Vítor Pereira é o melhor e está de parabéns. A forma como soube colocar dois jogadores na área do Benfica naquele golo decisivo no jogo em que ganhou ao Benfica na Luz, passando para o comando do campeonato, foi brilhante. Quase tão brilhante como soube ontem esmagar o Sporting apesar da injustificada inferioridade numérica.
Arbitragens? Não, o Porto nunca se queixou disso, apesar de ter sido fortemente prejudicado. Já pensaram na quantidade de jogos que o Porto começou o jogo a perder com um penalty? Perdi-lhes a conta. E jogos em que ficaram penaltys por marcar a favor do Porto? Dezenas.
Mesmo nos campos onde não jogava, o Porto tinha azar. Por exemplo, no Sporting-Benfica, que azar teve o Porto quando o árbitro e fiscais de linha não viram um penalty a favor de quem lhe dava mais jeito logo no primeiro minuto.
Poderia continuar aqui a falar das dificuldades enormes que se colocaram a Vítor Pereira durante este ano, provocadas por um plantel barato, arbitragens tendenciosas de penalty fácil a seu desfavor, difícil a seu favor, uma direção fraca e sem influência a nenhum nível e por uma Liga e Federação onde não tem ninguém, nem sequer um seu recente ex-dirigente.
Vítor Pereira foi brilhante e o título conquistado não pode nem ter sido obra do acaso e muito menos da batota. Se assim fosse, o Porto teria sido campeão mas não teria tido todo o sucesso internacional que teve e muito menos teria deixado os adeptos tão satisfeitos com o seu treinador.
Estou certo que todos os adeptos do Porto querem a renovação por mais dez anos de Vítor Pereira e entendem que o Porto fez uma época brilhante. Tenho até a certeza que o Porto nunca irá despedir este treinador. Por mais anos que fique no FCP, pelo que se viu este ano, o Porto será sempre campeão. Como ouvi a um portista dizer há dias: com Vítor Pereira, ou com um roupeiro, é a mesma coisa: o Porto será sempre campeão. Eu concordo… mesmo com tantas coisas a seu desfavor, onde a arbitragem é a mais decisiva de todas.
Claro que se após o jogo do Rio Ave, o Porto despedir o seu treinador, então tudo o que está escrito acima deverá ser lido ao contrário. Ou não?

Sem comentários:

Enviar um comentário