sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dar com a cabeça na parede... outra vez


Fiquei muito feliz quando vi a Seleção ver-se livre de Carlos Queiroz. Fiquei satisfeito com a prestação a partir daí. Gostei de ver Portugal dar quatro à Espanha e corrigir o trajeto desastroso que levava na qualificação. Simpatizo com Paulo Bento e acho que ele tem feito o seu trabalho devidamente.
Contudo, estou indignado com a renovação do seu contrato. Paulo Bento, que estava no desemprego, aceitou assinar um contrato em situação difícil, mas apenas até ao final desta campanha, que termina após o Europeu. A qualificação era o objetivo e foi cumprido com competência. Isso não lhe deveria dar o direito de, após a qualificação, colocar a questão da sua renovação nos termos em que colocou.
Dizer que toda a equipa vai com mais tranquilidade para a fase final, aproxima-se perigosamente da chantagem que a Federação – muito mal – aceitou pagar. E se Portugal levar 7-0 da Alemanha? E se Portugal perder todos os jogos da qualificação? E se Paulo Bento, à semelhança do que vem acontecendo com outros jogadores, se voltar a incompatibilizar com meia-dúzia deles? Ninguém sabe o que pode acontecer numa fase final, e já vimos acontecerem muitas coisas em fases finais.
Paulo Bento tinha um contrato com a Federação e deveria, confiante na qualidade do seu trabalho, cumpri-lo sem exigências que apenas pode fazer por ter feito o seu trabalho devidamente. Colocar as coisas nos termos em que Paulo Bento colocou não é muito diferente do que fez Mourinho há uns anos no Benfica (de onde foi bem despedido) e do que fez Ricardo Carvalho. No futebol e na vida, não há insubstituíveis e se os há são aqueles que trabalham com altruísmo e colocando o resultado do grupo em primeiro lugar e não deixam esse objetivo ser atropelado ou posto em causa pela sua vidinha.
Como português, que também sustenta isto, penso que já é tempo de não nos fazerem pagar indeminizações milionárias a treinadores de futebol que (com ou sem razão), vão entrando e saindo. Desta vez, como contribuinte e “dono” da Seleção, se algo correr mal e Paulo Bento tiver que sair, gostaria de ver o senhor Fernando Gomes assumir o erro desta despropositada renovação, e pôr-se a andar com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário