terça-feira, 13 de abril de 2010

O teaser papal II

Um artigo meu aqui publicado há dias provocou alguma celeuma. Versava sobre uma campanha publicitária que está em curso na zona do Grande Porto e que eu interpretei como tendo a ver com a visita do Papa ao Porto. Chamei-lhe “o teaser papal”. Apenas se poderá perceber bem sobre o que escrevi, vendo o outdoor que hoje publico e que está colocado junto da A4, perto da saída de Ermesinde. Mas em vários locais encontrei no passado fim-de-semana carrinhas publicitárias com o mesmo cartaz. Na sequência do meu artigo, alguns visitantes do “Jornalistas de Sofá” e seguidores no Twitter (@nunonsantos) alertaram para o facto de poder tratar-se não de uma campanha oriunda da própria Igreja, mas de uma marca comercial. A verdade é que se caí numa “confusão” e cometi um erro de julgamento (será que cometi mesmo? Ainda não sei), não me sinto minimamente culpado por tal confusão. Se há culpados, são os autores desta campanha que, num caso ou noutro, é de profundo mau gosto. Se estamos perante uma campanha da Igreja, em nada retiro o que atrás escrevi. Se estamos perante uma campanha comercial, falamos de um inaceitável abuso de imagem e, evidentemente, de um profundo desrespeito não apenas pelos católicos mas também pelos consumidores. Nessa altura, e estando por detrás disto um produto comercial, não me custará nada assumir que me enganei… ou melhor, que fui enganado.

Sem comentários:

Enviar um comentário