terça-feira, 6 de abril de 2010

A informação é como um novelo de lã

Dando seguimento ao meu post sobre o 'Jornalismo Cidadão e seus derivados', lembrei-me de um artigo do Alexandre Gamela, ainda no seu The Lake, acerca da informação e do que a constitui nos dias de hoje.

A informação é tida como um novelo de lã. Já não é somente a camisola no seu estado total e uno, mas sim um emaranhado de fios desse novelo, que cada um, da sua maneira, vai construindo. Esse "cada um", jornalista ou mero cidadão curioso, constrói um mundo de informação ao sabor do que necessita e obtêm da realidade informativa.

Já não temos a notícia ou qualquer outro género jornalístico como um elemento isolado. Agora, uma notícia é tudo o que a reporta exteriormente. Os comentários dos leitores, os links a outros assuntos ou sites, as infografias que as explicam melhor.

Reporto estas afirmações em análise ao texto do Alexandre Gamela, no The Lake, e ao texto de Jeff Jarvis, datado de trinta de Setembro de 2008 no Buzzy Machine.

É sem dúvida uma metáfora bem conseguida... Analisem os textos referidos e, como já sabem, deixem as vossas opiniões na caixa de comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário