quarta-feira, 31 de março de 2010

“Lay-off” na Impala preocupa SJ

A Impala desencadeou mais um processo de “lay-off” que desta vez atinge 49 trabalhadores, 18 dos quais jornalistas. A medida preocupa o Sindicato dos Jornalistas (SJ), tanto mais que a empresa é reincidente na redução de encargos com os trabalhadores.


Em comunicado divulgado hoje, 30 de Março, o SJ lembra que a Impala vem desde há algum tempo a implementar medidas de redução de efectivos, suspensão de contratos ou redução dos salários, o que representa pesados custos para os trabalhadores afectados e causa desgaste acelerado nos restantes.



O SJ, que está a acompanhar a situação, apela à unidade dos trabalhadores na defesa dos seus direitos.



É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:



SJ preocupado com “lay-off” na Impala



1.O Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar com empenho a situação na empresa Impala, onde uma nova ofensiva do patrão pretende atingir mais 49 trabalhadores, dos quais 18 são jornalistas ao serviço das revistas “Focus”, “Boa Forma”, “Crescer”, “Nova Gente/Style” e as de culinária.



2.No final da semana passada, a empresa iniciou mais um processo de “lay-off”, desta vez integral, isto é, visando a suspensão dos contratos daqueles trabalhadores, sem ter apresentado ainda a fundamentação daquela medida.



3.Recentemente, a empresa tinha encetado um processo de redução temporária dos horários de trabalho – e consequentemente dos salários –, visando reduzir os encargos com os trabalhadores. No ano passado, desencadeou dois processos de despedimentos colectivos, tendo colocado na situação de desemprego uma dezena de jornalistas.



4.Medidas como a redução de efectivos, a suspensão de contratos de trabalho ou a diminuição dos salários não podem deixar de preocupar o Sindicato, pelo pesado custo que inflige na vida dos trabalhadores afectados e pelo desgaste acelerado que causa nos restantes.



5.O Sindicato apela à unidade dos jornalistas e dos restantes trabalhadores – incluindo os não abrangidos, agora, por estas medidas – na defesa dos seus direitos e interesses, o primeiro dos quais é o trabalho e a sua justa retribuição, e reitera o seu empenhamento no acompanhamento da situação e no apoio aos trabalhadores.

A Direcção:  Sindicato dos Jornalistas

Sem comentários:

Enviar um comentário