quarta-feira, 31 de março de 2010

Jornalismo Google

Ao primeiro tweet simpatizei com este blog. “Jornalismo de Sofá” é uma actividade de futuro. Aliás, posso mesmo dizer que é uma actividade do presente. No meu tempo (com 42 anos já me é permitido fazer uso desta frase), fazia-se jornalismo de rua. Quase degradante, devo dizer. Os jornalistas, quais “colegas” de esquina, expunham-se todos os dias, correndo ao fundo da rua e usando apetrechos obsoletos como blocos de notas e máquinas fotográficas com rolos de fotografias que retinham de forma indelével o momento. Alguns desses jornalistas de rua andavam carregados de cassetes e fitas de gravação, que tratavam com cuidado e arquivavam com etiquetas. Às vezes, até usavam bobines (não, não vou explicar à geração digital o que são bobines. Procurem no Google). Quando regressavam da rua, esses pobres jornalistas a que chamávamos repórteres, sentavam-se horas em frente a máquinas de escrever. Outras máquinas, ao lado deles, escreviam sem dono, debitando papéis a que chamávamos “takes” e que, afinal, não eram mais do que “telexes” (outra vez, procurem no Google). Nesse processo de construção da notícia, os jornalistas ouviam muito, telefonavam de - e para - telefones com fios, perguntavam muitas coisas às “fontes” e também uns aos outros. Cruzavam informações. E liam muito. Desde logo, liam livros de uma ponta a outra à procura da informação. Liam também os tais “takes” que agências de informação como a Lusa ou a Reuters debitavam em intermináveis rolos de papel. Além disso, sabiam números de telefone de cabeça. Os outros contactos, guardavam em livrinhos que mantinham no fundo do bolso mais secreto. Achavam que naqueles livrinhos estava parte da riqueza e história de cada um como jornalista. Sim, chegámos onde eu queria: à história. Também havia história e memória, dois elementos fundamentais que guiavam - agora vou escrever – que “nos” guiavam a mão e as palavras na hora de escrever ou de enfrentar o microfone. Eram outros tempos!
A expressão anterior pode parecer saudosista. E será. Enterre-mo-la então. Aceitemos então o jornalismo de hoje, que retirou da rua os “camaradas”, em prol da economia, da contenção de custos e da modernidade. E, vendo bem, hoje é muito melhor. Mais limpo. Mais cirúrgico, como a guerra. Com tiros guiados por laser que só fazem “danos colaterais” quando um erro humano, mas sem rosto, as direcciona para o alvo civil, que atrás do ecrã parece mesmo uma coluna militar.
É um jornalismo sem dor, anestesiado, que faz vítimas apenas virtuais. Ou apenas aparentemente virtuais. Porque, fatalmente, as notícias que interessam continuam a ser sobre pessoas de carne e osso.
Os barulhentos “telexes” foram substituído pelos sites das agências noticiosas, de onde os editores escolhem, por assunto ou palavra-chave, aquilo - e só aquilo - que interessa. Sendo que apenas interessa o que vende e não o que é interessante. As fotos vêm enlatadas em cartões minúsculos que a todo o momento podemos “melhorar,” cortar, alisar, clarear ou escurecer. O resto processa-se entre e-mails, tweets e sms. E assim se fazem semanários, revistas de referência e noticiários nacionais. Melhor ainda, a memória colectiva e individual foi substituída na redacção pelo Google. Tudo termina sempre no Google. E muito começa também no Google, esse grande repositório da procura global, do fashion, do que mais agrada à faceta voyeur ou simplesmente, do que se verga à ditadura do click.
Generalizo? Sou pessimista? Certamente que hoje também se faz bom jornalismo, com rigor e com critério. Certamente que hoje há também - e ainda - algum do jornalismo que comecei por descrever. Mas é cada vez menos e cada vez mais difícil. E vejo cada vez mais desses “velhos repórteres”, que se preocupavam com o rigor e profundidade, esbanjando memória em tertúlias de café e sem papel para escrever. Muitos, viram o seu lugar nas redacções ocupados por “operadores de Google”. Outros, simplesmente optaram por outro nível de vida.
Voltando atrás: no meu tempo de jornalista, transportava na carteira um calendário que no verso tinha escrito o código deontológico da classe. Sempre critiquei o jornalismo português de então por não conseguir mais auto-regulação do que dez frases inscritas nas costas desse calendário do Sindicato de há 20 anos, quando eu era jornalista. Curiosamente, hoje, as dez frases continuam a ser as mesmas, mas há muitos anos que não dou conta do calendário. Resta-me esperar que seja pesquisável no Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário