terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O meu otimismo e a minha esperança

Sou otimista por natureza. Talvez por isso me tenha aventurado em 2009 a criar uma empresa. Talvez por isso ela ainda exista, pague os seus impostos e tenha crescido todos os anos. E talvez por isso seja mais feliz do que a maioria das pessoas que vejo lamentarem-se todos os dias. Por causa disso, às vezes, achem que tendo a falar e a escrever sobre esperança vezes de mais. De facto, acredito que o processo que Portugal está a atravessar, embora doloroso, nos há-de levar a qualquer lado.
Talvez por ser otimista tinha a esperança, há dois anos, de que Sócrates caísse e nos víssemos livres da sua absoluta irresponsabilidade. Não esperava um Governo perfeito, mas simplesmente alguém que, com o mínimo de responsabilidade, voltasse a apontar o país para um caminho…. qualquer. Um que não fosse o abismo.
Nessa altura tive esperança que o PS também pudesse contribuir – já não digo com qualquer coisa positiva – mas pelo menos com responsabilidade. Contudo, o que temos visto da parte do PS de Seguro é uma lamentável deriva política à procura de encontrar uma razão qualquer que nunca teve.
Hoje parece evidente que António Costa será o próximo Secretário-Geral do PS. Não me iludo sobre a sua costela socrateira e sobre os pecados que muitos já esqueceram (mas eu não) que terá cometido quando era ministro.
Mesmo assim, tenho esperança e sou otimista. António Costa parece-me ser um homem inteligente e politicamente sábio. Saberá, por isso, fazer muito melhor do que António José Seguro, não tenho dúvidas. Mas, mesmo que isso represente uma maior ameaça ao PSD com que politicamente e ideologicamente me identifico mais, não deixo de ver a ascensão de António Costa com esperança e otimismo. Em primeiro lugar porque António Costa, sendo mais inteligente, saberá gerir com mais responsabilidade o momento político do País. Penso, por isso, que perceberá que o melhor para o País, para o PS e para si (se é que quer um dia ser Primeiro-Ministro) é que esta coisa da ajuda externa termine com sucesso. Mas é a minha esperança…
Mas há outra razão para eu ficar otimista com António Costa a secretário-geral do PS. É que as probabilidades de Lisboa vir a ter como próximo presidente da Câmara um social democrata aumentam consideravelmente….

Sem comentários:

Enviar um comentário