domingo, 4 de março de 2012

Pode a SIC ser independente tendo publicidade?

Assisti hoje a uma peça jornalística na SIC que me deixou perplexo. A notícia era mais ou menos esta: “o Congresso dos Magistrados que está a decorrer no Algarve é patrocinador por empresas”. Com isto levantava-se a questão da independência dos magistrados, por estarem a receber dinheiro para a realização do seu congresso de empresas que, um dia, talvez tenham que ser investigadas. A questão é de uma tacanhez quase absurda e levanta-me a mim a questão se os jornalistas da SIC (por exemplo a jornalista que fez a peça) deixam de ser independentes quando fazem reportagens sobre uma empresa que anuncie na SIC. Aliás, tenho eu muito mais razões para colocar esta questão. É que se os magistrados não vivem da publicidade que os patrocinadores uma vez por festa fazem num congresso, já a SIC vive exclusivamente do dinheiro que os mesmos patrocinadores e muitos outros dão à SIC em forma de publicidade. Este caso, que me arrepia a alma, é em tudo idêntico ao que recordo, quando em 1998, no decorrer do III Congresso dos Jornalistas a que assisti, o jornal “O Independente” noticiou em relação aos patrocínios desse mesmo congresso. “O Independente” já não existe e, que eu saiba, os jornalistas não voltaram a reunir-se em congresso. E é pena, pois no que me diz respeito aprendi lá alguns coisas, além de ter assistido à indignação geral dos jornalistas perante a notícia dos seus camaradas do “Independente”.

Sem comentários:

Enviar um comentário