sábado, 16 de fevereiro de 2013

O custos da democracia, os vencimentos dos políticos e a demagogia barata que se passeia pelo Facebook

Há dias, alguém publicou por aí uma imagem, onde fazia as contas a quanto custava a democracia: vencimentos, pensões, mordomias dos políticos, subvenções aos partidos políticos, etc. Não sei se estavam bem feitas essas contas que pretendiam dizer que os sacrifícios que nos pediam eram escusados, se cortassem aos políticos. A conta dava 78 milhões de euros. Claro que quem o fez não sabe que - ou não quer saber - que o PIB português é de 237 mil milhões de euros, o que faz deste "custo da democracia" cerca de 0,00003% do mesmo.

Não me detenho, agora, nem esse post que por aí andou se detinha, na questão do exemplo ou da moral, mas apenas na questão da quantidade. Ou seja, na ideia de que não seria preciso cortar no que é o conforto e o Estado Social se o Governo cortasse nos políticos e suas mordomias.

Ora, apenas por ignorância ou má fé se pode considerar que, quando está em causa pegar num país que Sócrates deixou com um défice de 10% do PIB, ou seja, 23 mil milhões de euros, isso pode ser resolvido cortando numa classe que consome 0,00003%, ou seja, 78 milhões.
Claro que a dimensão incomensurável dos números (milhões ou milhares de milhões e mais do que um normal cidadão possa comparar a algo de palpável na sua vida) dá muito jeito a esta demagogia barata ou a esta ignorância torpe (riscar o que não interessar). Mas o que interessa perguntar a esses que colocam estes posts com estas tretas é se, ainda assim, preferiam a não democracia a esta "cara" democracia. É que, normalmente, são os mesmos que 5 minutos depois estão a postar sobre o 25 de Abril, sobre a liberdade e a querer eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário